Prefeitura de Navegantes cria Central de Triagem contra o novo coronavírus

A partir de segunda-feira (23), o município de Navegantes passa a atender a população com sintomas de Coronavírus (COVID-19) na Central de Triagem que funcionará no Ginásio de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis. A Central de Triagem atenderá das 07 horas às 19 horas, de segunda a segunda.

A Central de Triagem contará com o atendimento de duas equipes formadas por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, em escala de dois turnos.

Uma equipe de triagem fará o cadastro de cada paciente, em uma tenda fora do ginásio, por meio de um questionário com perguntas sobre contato com outras pessoas que foram expostas ao vírus, se fez viagem ao exterior, se é grupo de risco, entre outros.

De acordo com o Infectologista Dr. Pablo Sebastian Velho, médico responsável pela Central de Triagem, os sintomas para que as pessoas com suspeita de Coronavírus dirijam-se até a Central de Triagem são: febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar. Quando a pessoa apresentar sintomas leves, como coriza, dor no corpo e dor de cabeça, o melhor é ficar em casa.

Caso a equipe de triagem identifique os sinais e sintomas relacionados, serão encaminhados para atendimento médico dentro do ginásio, com utilização de máscaras, testes e os cuidados necessários. Casos leves que não necessitarem de atendimento médico serão orientados para a quarentena domiciliar.

Vale ressaltar que a Central de Triagem foi criada durante reunião do Comitê de Crise de Navegantes para enfrentamento da crise nacional e internacional causada pela pandemia do Coronavírus.