Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PM se joga do helicóptero para salvar criança de oito anos que estava se afogado

Por volta das 18h deste sábado (18), na praia de Itapema, a PM salvou uma criança de oito anos que estava se afogando na praia. De acordo com os relatos, um adulto desesperado já tentava salvar a criança, quando o helicóptero Águia 01 avistou o pedido de ajuda e do alto lançou um TOMM (Tripulante Operacional Multimissão) ao mar, que rapidamente resgatou a menina.

Segundo o major da PM Jair Pereira de Sousa, que estava de co-piloto no Águia, a menina estava brincando com a família na água quando foi surpreendida pelas ondas.

“Para nós, é muito emocionante realizar este tipo de atendimento. Sentimento de dever cumprido ao salvar vidas”, destaca Jair Pereira de Sousa, lembrando que a guarnição do Águia é formada por pilotos e tripulantes multi-missão. Estes últimos são treinados para realizar resgates e salvamentos, além de atuarem como policiais militares. São sempre dois pilotos e dois tripulantes. O major conta, ainda, que já atendeu diversas ocorrências dessa mesma natureza durante o verão.

Alerta aos banhistas:

O major da PM Jair Pereira de Sousa destacou que as correntes de retorno têm causado muitos afogamentos em todo o litoral. Ela é responsável por quase 80% dos afogamentos. Nada mais é do que a água que vem do oceano através das ondas, chega à praia em grande volume e precisa retornar para o mar. Ela volta pelo caminho mais fácil e é justamente nesse trajeto que se encontra a corrente de retorno. Os banhistas precisam ficar atentos a este fato bem como às bandeiras de sinalização.