Assinatura do contrato bilionário com a Marinha acontece em março

Está programado para acontecer no dia 04 de março de 2020, a assinatura oficial do contrato bilionário para a construção de quatro corvetas para a Marinha do Brasil em Itajaí.

O Consórcio Águas Azuis, vencedor da licitação, incluiu entre os participantes o Estaleiro Oceana, com operação em Itajaí. O investimento é cerca de R$ 6,4 bilhões (1,6 bi de dólares, previstos no edital) com a expectativa de gerar até oito mil empregos, sendo dois mil diretos e seis mil indiretos durante os 10 anos de contrato.

Representantes do consórcio e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) estiveram na Prefeitura de Itajaí na tarde desta terça-feira (04) para confirmar a data e os próximos passos do projeto.

A empresa ligada à Marinha do Brasil confirmou instalação em Itajaí e trabalhará na cidade desde a elaboração do projeto executivo, que será executado nos primeiros 18 meses do contrato. Antes dessa fase, haverá um prazo de três meses para as adequações legais em relação à importação de tecnologia. O contrato tem duração prevista para 10 anos, mas pode ser ampliado no prazo e na prestação de serviços.

O PROJETO:

O projeto de U$ 1,6 bilhão (aproximadamente R$ 6,4 bilhões) e mais de dois mil novos empregos diretos e seis mil indiretos é da Marinha do Brasil. Um processo licitatório de mais de 200 itens reconheceu o Consórcio Águas Claras como vencedor para a construção de quatro corvetas da classe Tamandaré.

O Estaleiro Oceana aguarda os detalhes de sua participação com a Embraer, principal responsável pelo projeto. As embarcações terão 107,2 metros de comprimento, 15,95 de boca (largura) e 5,2 metros de calado (profundidade). Cada corveta contará com quatro motores, canhões, metralhadores, sistemas de lançamento de mísseis, torpedos e despistamento.

O ESTALEIRO DE ITAJAÍ:

O Estaleiro Oceana em Itajaí utiliza uma área de 310 mil metros quadrados. Utiliza os mais modernos processos de construção e instalação para empregar mais de 1000 funcionários na construção de até seis navios por ano. De acordo com o Grupo CBO, dono do estaleiro, Itajaí foi escolhida por sua notável vocação para construção naval, disponibilidade de mão-de-obra treinada e localização privilegiada em relação à cadeia de fornecedores e clientes.

O grupo é uma empresa de navegação com foco na construção e operação de embarcações de apoio offshore de médio porte, além de embarcações de inspeção e construção submarina. A empresa tem sede em Niterói e unidades em Macaé e Itajaí.