Anvisa reforça a atenção dos aeroportos catarinenses para casos de coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aumentou a atenção em portos e aeroportos de todo o país para a identificação de casos suspeitos de coronavírus – doença causada por um vírus até então desconhecido, que já causou 26 mortes na China. Há casos confirmados na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Taiwan e Estados Unidos.

Em Santa Catarina, o controle ocorre especialmente nos portos, que recebem navios vindos da Ásia. No Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que responde por 60% da movimentação portuária do Estado, a Anvisa está atenta para a chegada de navios asiáticos e para a identificação de pessoas com sintomas da doença.

Os portos locais recebem embarcações da Ásia com regularidade, mas como a época é de feriado na China, devido ao ano novo chinês, há menos escalas que o normal.

Qualquer caso de tripulante que apresentar os sintomas da doença, que inicialmente se parece com uma gripe ou resfriado, deve ser notificado à Anvisa. É a agência que fará o encaminhamento à Vigilância Epidemiológica. No caso de Itajaí e Navegantes, o hospital referência para eventuais atendimentos é o Marieta Konder Bornhausen.

Até agora, não há casos suspeitos em Santa Catarina. Uma mulher de 35 anos chegou a ser internada em Belo Horizonte (MG) com sintomas de coronavírus. Ela veio da China recentemente. O caso não é considerado suspeito pelo Ministério da Saúde. (Via Dagmar).