Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

75% da praia de Navegantes está imprópria para o banho

Nova coleta feita de balneabilidade no dia 15 de janeiro na praia de Navegantes, mostrou que 75% da praia está impropria para o banho. Nos quatro pontos coletados, três deles estão impróprios. Apenas o ponto em frente à Avenida João Sacavém no centro da cidade está própria para o banho.

No dia 25 de novembro após uma coleta feita pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), mostrou que 100% da praia estava própria para o banho.

Vejam os pontos coletados em Navegantes:

FRENTE À RUA 8150-POSTO 7 SALVA VIDAS IMPRÓPRIA
FRENTE A RUA JULIA C. DO NASCIMENTO IMPRÓPRIA
FOZ DO RIO GRAVATÁ IMPRÓPRIA
Frente à avenida João Sacavém PRÓPRIA

A análise feita pelo IMA detecta bactérias de trato gastrointestinal, explica o médico infectologista Pablo Sebastian, professor do curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Portanto, as doenças mais comuns decorrentes do contato com a água contaminada são gastroenterites e intoxicações. Mas, alerta ele, há micro-organismos que também podem aparecer, como a salmonela e a shigella, que exigem atenção porque podem provocar enfermidades mais graves.

O médico menciona ainda a possibilidade de contrair hepatite A. Como muita gente nunca foi vacinada para preveni-la, o risco de ser infectado pelo vírus dela em águas inadequadas para banho não deve ser desconsiderado. Sem falar em conjuntivites ou verminoses que não vão matar ninguém, mas no mínimo irão privar a vítima de alguns dias de férias.

Às vezes, a pessoa pensa que está a salvo por não estar nadando no mar impróprio, mas se ela colocar a mão na água e depois levá-la à boca ou aos olhos, pode haver alguma contaminação – diz.

Acesse o link e vejam os novos resultados de balneabilidades das prais de Santa Catarina: http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/dlg_balneabilidade.php