24 fuzis são encontrados no porto de Navegantes

Nesta quinta-feira (17), foram encontrados no porto de Navegantes, 24 fuzis AR-15 e 242 munições. As armas estavam desmontadas escondidas em quatro contêineres carregados com mercadorias vindas ilegalmente dos Estados Unidos (EUA).

Pela primeira vez que uma mercadoria deste tipo é interceptada em portos locais. As armas e munições foram entregues à custódia da Polícia Federal, que seguirá com as investigações. Na sequência, serão encaminhadas ao Exército Brasileiro.

O delegado Tales Teixeira Junior, da Delegacia da Polícia Federal em Itajaí, explicou que, a princípio, o destino dos fuzis é a destruição. Mas não se descarta solicitação à Justiça para uso nas forças de segurança, por se tratarem, segundo ele, de armas de excelente qualidade.

O inquérito instaurado pela PF vai identificar o exportador e o importador da carga. Por enquanto, nem a polícia nem a Receita informam de qual porto norte-americano saíram os contêineres, nem se Navegantes era o destino final.

A pena por importar armas de fogo é de até oito anos de prisão, com acréscimo de 50% por serem armas de calibre restrito. A importação por via marítima também é considerada um agravante.